
segunda-feira, 8 de junho de 2009
A nossa Casa

sexta-feira, 5 de junho de 2009
Personalidade Astronómica

Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de Novembro de 1934 — Seattle, 20 de Dezembro de 1996) foi um cientista e astrónomo dos Estados Unidos da América. Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).
Sol

O Sol é a estrela do nosso sistema planetário: o sistema solar. Actualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, quatro planetas anões, 1.600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros ou 1 unidade astronómica (UA). A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.
Satélites Naturais
Planetóides
Planetas

É um corpo celeste que gira numa órbita em torno de uma estrela, tem massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido de modo que assuma uma forma com equilíbrio hidrostático e tenha limpado a vizinhança de sua órbita Todos os planetas solares e praticamente todos os planetas extra-solares se incluem nestas definições.
Meteoros
Asteróides
Estrelas
Cometa Halley

Cometas

Asteróides
Corpos Celestes
O que é o Big Bang?

De maneira mais complexa, o termo “Big Bang” foi criado para designar a tal fase densa e quente. Essa fase de ‘expansão’ foi comparada a uma explosão, daí que essa denominação lhe foi dada pelo físico inglês Fred Hovle, num programa de nome “The Nature of Things”, na rádio BBC.
Apesar da origem do nome, a expressão acabou por perder a conotação irónica, e tornou-se o nome científico daquela época do Universo.
Francisca e Marta
segunda-feira, 1 de junho de 2009
As nuvens de Magalhães


sábado, 30 de maio de 2009
Une os pontos...

Neste rúbrica damos a conhecer a contelação de Oríon caracterizada por ser visivel nos dois Hemisférios.
O nome da constelação Oríon ou Orionte vem do greco latino derivado do caçador que segundo a lenda ou por tentar violar Artémis ou por uma cilada de Apolo, foi colocado no firmamento como constelação.
Possui três estrelas que formam a cintura de Orion, Alnitak, Alnilam e Mintaka, popularmente conhecidas como "As Três Marias", e as estrelas gigantes Riguel e Betelgeuse.
Astrónomo da Semana

Físico, Matemático e astrónomo Italiano, Galileu Galilei (1564-1642) descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia.
Aristóteles era o único que havia descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir Galileu. Foi nessa época que ele descobriu como fazer a balança hidrostática, que originaria o relógio de pêndulo. A partir de um folheto construiu a primeira luneta astronómica em Veneza. Fez observações da Via Láctea a partir de 1610 que o levaram a adoptar o sistema de Copérnico. Pressionado pela Igreja, foi para Florença, onde concluiu com seus estudos: que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra, essa girava ao redor dele como todos os planetas. Foi condenado pela inquisição e teve que negar tudo em tribunal. Ao sair do tribunal, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", traduzindo, " e contudo ela move-se ". Morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo,decidiu a sua absolvição.
Principais Realizações :
A Luneta Astronômica, com a qual descobriu, entre outras coisas, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares, e, principalmente, os planetas ainda não conhecidos.
A balança hidrostática
O compasso geométrico e militar
Foi o primeiro a contestar as idéias de Aristóteles
Descobriu que a massa não influi na velocidade da queda.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
sexta-feira, 22 de maio de 2009
O que é a astronomia?
O porquê da Astronomia?
O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.
O AIA2009 assinala o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, e retrata a astronomia como uma iniciativa cientifica pacifica que une os astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade. O AIA2009 é, antes de mais nada, uma actividade para os cidadãos do Planeta Terra. Pretende transmitir o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo e o nosso lugar nele e a importância da cultura científica.
A maior parte das actividades do AIA2009 terá lugar a vários níveis: local, regional e nacional. Alguns países formaram já comités nacionais para preparar actividades para 2009. Estes comités constituem colaborações entre astrónomos amadores e profissionais, centros de ciência e comunicadores de ciência.
A nível geral, a União Astronómica Internacional (UAI) terá um papel de destaque enquanto catalizadora a coordenadora. A UAI irá organizar um pequeno número de eventos globais ou internacionais como as Cerimónias de Abertura e Encerramento, mas as principais actividades terão lugar a nível nacional e serão coordenadas pelos Nodos Nacionais em estreita colaboração com a UAI.
Em Dezembro de 2007 a Organização das Nações Unidas declarou 2009 como Ano Internacional da Astronomia
Sociedade Portuguesa de Astronomia
Como começou...
Vistas bem as coisas estão as duas erradas porque nem o Sol, nem a Terra estão no centro do Universo, aliás ocupam um pequeníssimo lugar no infinito cosmos.